segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

PEELING

Peeling Superficial

peelingO peeling é um tratamento que trabalha com microdermoabrasão. Ele promove a renovação da pele, deixando-a mais iluminada. Esse tratamento nutre, hidrata, protege e tonifica a pele, a partir do extrato concentrado de maçã vermelha. O extrato libera, também, vitamina E, que tem ação antioxidante e nutritiva. O óxido de alumínio e os ácidos salicílico e glicólico estimulam a renovação celular. O tratamento hidrata profundamente a pele, remove as células mortas, suaviza as rugas finas de expressão, uniformiza o tom da pele, melhora a elasticidade e o tônus cutâneo. O peeling ainda reduz a dilatação dos poros e as cicatrizes de acne, promovendo um efeito lifting.

Indicações: Todos os tipos de pele em qualquer época do ano.
Número de sessões: de seis (6) a dez (10), de uma (1) a duas (2) vezes por semana.
Duração da Sessão: 30 / 40 min. 
Os problemas que afetam a pele, como a acne, a ação hormonal, o passar dos anos, o vento, a luz e a genética, acabam por provocar alterações estéticas na pele. Rugas, sulcos, flacidez, aspereza, manchas e cicatrizes podem alterar a aparência da pele da face e do corpo. O peeling é um tipo de procedimento capaz de corrigir as alterações motivadas pelo envelhecimento. Em princípio, o peeling retira uma camada da pele que, posteriormente, é regenerada e recebe um aspecto novo, por ação de células que permanecem em determinados pontos da pele e com capacidade de reprodução.
O princípio geral é que, se uma lesão for profunda, o peeling deve atingir essa profundidade para ser eficiente na sua eliminação, ao passo que, se a lesão estiver na superfície, o peeling não precisa ir tão longe. Quanto mais profundo o peeling, mais cuidadosa deve ser sua realização, e mais cuidados são necessários no período pós-procedimento. Assim, o que determina os resultados e os riscos do tratamento, não é o tipo, mas a profundidade em que o peeling é aplicado.

Perguntas e Respostas sobre peeling

A pele é o maior órgão do nosso corpo. São milhões de células que nos protegem do meio ambiente e regulam nossa temperatura corporal. Com o decorrer do tempo, manchas escuras, finas linhas, como outros sinais de dano solar e envelhecimento começam a aparecer.
O QUE É PEELING
É o uso de uma solução aplicada na pele para remoção das células mortas e promoção da produção de novas. Ele compacta a pele, reduz o número de rugas e a rejuvenesce. Todos os dias, milhares de células da pele morrem, descamam e são substituídas por novas. Com o envelhecimento, esse processo se torna mais lento, ficando mais difícil para a pele remover manchas escuras e corrigir o dano causado pelo sol. A função de um peeling químico é promover a descamação controlada de várias camadas de células danificadas.
O QUE UM PEELING PODE FAZER POR MINHA PELE?
Quando um agente esfoliativo é aplicado na pele, as camadas superiores renascem e, após alguns dias, descamam. Isto expõe uma camada nova, com uma textura mais lisa e coloração mais uniforme. Somado a isso, a esfoliação estimula o crescimento de novas células, esticando a pele e diminuindo as rugas. Portanto, pode efetivamente melhorar a textura da pele, eliminar sardas e manchas irregulares, danos solares (inclusive lesões pré-cancerosas e rugas finas) e diminuir cicatrizes de acne.
DE QUANTOS PEELINGS POSSO NECESSITAR?
Existem vários tipos e concentrações de agentes esfoliativos, que podem ser usados. Apesar de uma sessão peeling, normalmente, ser suficiente para melhorar a aparência de sua pele, alguns problemas são mais profundos que outros. Você pode necessitar de concentrações mais potentes, ou de mais de um peeling para atingir melhores resultados.
ONDE É REALIZADO? É UM PROCESSO DOLOROSO?
O procedimento é realizado em consultório, sem necessidade de internação. Assim que a medicação é aplicada, durante um período de cinco (5) a sete (7) minutos, cria-se uma sensação de ardência e queimação, que desaparece sem necessidade de sedação ou anestesia.
POR QUANTO TEMPO DEVO AFASTAR-ME DE MEU TRABALHO E DE ATIVIDADES ESPORTIVAS?
A maioria das pessoas necessita entre cinco e sete dias para recuperação do peeling de média profundidade. Durante esse tempo, não há dor, mas a pele mostra aparência de severa queimadura solar. Por esse motivo, a maioria dos pacientes permanece em casa. Como a pele fica sensível à luz por várias semanas, é muito importante evitar exposição solar forte, usar filtro solar e adotar outras medidas de proteção.
QUAL O TIPO DE PELE QUE MELHOR RESPONDE AO PEELING?
As diferentes formas de peeling podem beneficiar quase todos os tipos de pele, mas o seguinte guia de peles pode ajudar:

TIPO I - Sem rugas, tipicamente com menos de 35 anos; necessita de pouca maquiagem.

TIPO II - Rugas aparecem apenas quando há movimentação na face (por exemplo, ao sorrir); tipicamente entre 25/35 anos. Cor amarelada e com sinais de dano solar precoce.

TIPO III – Rugas, mesmo com a face em repouso, especialmente ao redor dos olhos, da boca e da testa. Idade entre 30/65 anos. Descoloração e aparecimento de pequenos vasos sanguíneos.

TIPO IV - Severo envelhecimento, com muitas e profundas rugas. Os pacientes com de pele de tipo II ou III são os que mais se beneficiam dos peelings médio e superficial.
OS RESULTADOS SÃO PERMANENTES?
Sim e não. Esse fator vai depender das futuras atividades. Um programa de proteção solar, de não tabagismo, de hidratação adequada e, às vezes, de uso de ácido retinóico, prolonga bastante os benefícios de um peeling químico. Tipos de peelings
TIPOS DE PEELING Os tipos de peeling variam de acordo com o tipo de pele, a oleosidade, os resultados esperados, o estágio de envelhecimento, o fototipo, etc.
PEELING SUPERFICIAL DE ÁCIDO GLICÓLICO
O ácido glicólico também permite peelings superficiais, médios e profundos. Depende, entretanto, não só da concentração, mas do tempo de exposição ao agente de peeling. Concentração de 30% a 50% realiza um peeling superficial, na concentração de 50% a 70 %, um médio, e acima de 70%, aplicado por um maior tempo, realiza peeling profundo. Um bom método de uso do peeling de ácido glicólico superficial é a aplicação de peelings seriados, com intervalos quinzenais.
PEELING SUPERFICIAL DE TCA - BLUE PEEL
O TCA, ácido tricloroacético, permite a realização de peelings superficiais, médios e profundos. Na concentração de 10%, realiza um peeling puperficial, na concentração de 10% a 30%, um médio, e na de 35% a 50 %, realiza peeling profundo. Uma variação do peeling de TCA é o Blue Peel.
O peeling é um método utilizado para tratamento das alterações da pele. A intenção é acelerar o processo de renovação celular a partir das camadas mais profundas da pele, ao mesmo tempo em que se eliminam as camadas mais superficiais e envelhecidas. A pele é dinâmica e viva. Um órgão em constante renovação. Todos os dias células novas são produzidas e outras são eliminadas. Mas, com o passar dos anos, diminui essa velocidade de renovação das células. O processo de envelhecimento e a luz solar fazem aparecerem rugas e manchas, provocando flacidez e aspereza. Uma das dificuldades do peeling é determinar exatamente a quantidade a ser aplicada e, assim, a profundidade que será atingida pela substância química. Qualquer erro nesse cálculo pode trazer maus resultados. Existe um nova técnica de peeling, trata-se do Blue Peel.
Este é um peeling que usa o ácido tricloroacético e, neste aspecto, é igual aos outros. A diferença é que este ácido é misturado com uma substância azul, que permite maior visibilidade, dando uma maior noção sobre a profundidade da ação do medicamento, evitando-se complicações. O azul do Blue Peel, portanto, é apenas uma sinalização de segurança, que deixa o método mais fácil para o médico e mais seguro para o paciente. O peeling de Blue Peel é aplicado após um preparo da pele com condicionamento facial. É indicado para pele envelhecida, para aspereza, rugas finas e pigmentação (manchas) e acne. O processo é realizado em consultório, sem necessidade de anestesia e dura, aproximadamente, meia hora. A tinta é retirada no final do processo. Segue-se um processo de descamação, que dura de sete (7) a dez (10) dias, quando os resultados já podem ser observados. O método pode ser usado, também, em outras partes do corpo, como mãos e braços. É claro que os métodos convencionais de peeling, com ácido tricloroacético ou com ácido glicólico, também, produzem bons resultados, mas o Blue Peel vem tendo grande aceitação nos EUA e na Europa devido à facilidade de manuseio e pela segurança
PEELING DE FENOL TAMPONADO OU MODIFICADO (ATENUADO)
O peeling de fenol modificado é uma verdadeira revolução na estética médica. Esse poderoso peeling não é novo, mas as modificações realizadas o transformaram em uma técnica absolutamente atual. O peeling de fenol vem sendo usado em estética quando a nova fórmula, modificada pelo pesquisador e médico Dr. Kacowics, em 1960, "domou" o fenol, deixando-o mais seguro para o médico que o aplica e, também, para os pacientes que o recebem. Na realidade, não foi desenvolvido apenas um peeling, mas uma série de peelings, cada um com uma indicação diferente. Assim, temos disponíveis peelings muito superficiais, superficiais, médios e profundos, e, ainda, peelings corporais, chamados Alkapeel, Neomaster, Neoplus, BodyPeel, Multipeel.
PEELING MANDÉLICO
O peeling ,andélico utiliza o ácido mandélico durante a esfoliação. Esse ácido é retirado das amêndoas amargas e é indicado para peles mais oleosas e acnéicas. Embora seja um peeling superficial, o ácido mandélico causa leve ardência e um pouco de descamação. É indicado que não haja exposição ao sol apenas nos primeiros três (3) dias. Depois, a exposição está liberada, desde que sejam tomados os cuidados habituais, ou seja, proteção e moderação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário