sexta-feira, 17 de setembro de 2010

ACNE

      A acne é uma afecção polimorfa da pele, caracterizada por um processo inflamatório do folículo pilo-sebáceo, aparecendo entre os 11 e 15 anos de idade, podendo chegar aos 30 anos e, em certas pessoas, pode permanecer presente por toda a vida.
                                                                                          
                                                            

Causa uma série de transtornos de ordem psico-emocional nos adolescente, principalmente pelo grau de importância que conferem à estética, e conseqüentemente à pele.
    A localização preferencial é a face, estando presente em 90% dos casos, podendo ocorrer também na região dorsal (50%), lombar (20%) e torácica anterior (30%), regiões seborréicas do corpo. Origina-se por uma alteração no processo de queratinização da epiderme, com a deposição de lâminas e fragmentos de queratina dentro do infundíbulo folicular, dificultando a drenagem da secreção produzida pela glândula sebácea, acumulando-se aquela no canal folicular, constituindo o comedão (cravo).
   O cravo, por uma série de processos agravantes ou desencadeantes, evolui para outras formas, tais como: pápulas (elevações avermelhadas), pústulas (espinhas), nódulos, cicatrizes com maior ou menor gravidade.
  O acne desenvolve-se no folículo pilo-sebáceo, constituído pela glândula sebácea, seu ducto excretor, um longo canal folicular percorrido por outro anexo, o pelo e o orifício localizado na superfície da pele, por onde saem as secreções, denominado óstio.


                                                          



Fatores que interferem na produção e excreção sebácea
 
     A atividade da glândula sebácea e a excreção do seu produto são reguladas por uma série de fatores de ordem mecânica, metabólica, hormonal e outros, constituindo os fatores hormonais e fatores não hormonais.       O acne poderá atingir até 3 e 4º grau. Nestes casos, a presença do dermatologista será necessária pela presença de bactérias, na verdade a bactéria esta presente em todos os graus de acne, porem nos casos menos severo controlamos com uma boa assepcia , e as limpezas de pele periódicas utilizando produtos antibacteriano.
    Tratamento do Acne


     O esteticista trata do acne até o 2º grau, isto é, quando há presença de cravos, pápulas e espinhas.
   A pele deverá ser manipulada com total assepsia, remover os cravos desobstruindo os folículos pilosebáceos e diminuir a secreção com produtos adequados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário