quinta-feira, 16 de setembro de 2010

OS BENEFÍCIOS DA LINHAÇA

A linhaça é produzida principalmente em climas frios, como no Canadá, onde se observa sua melhor qualidade. Estudando um pouco mais a fundo sua história podemos verificar seu uso desde a antiguidade para tratar ferimentos.
É encontrada em casa especializadas em duas versões, a linhaça marrom e a linhaça dourada, em grãos ou já moída em farelo, óleo ou capsúlas. O farelo é melhor absorvido, já que a casaca de semnete é de difícil digestão. Para isso as sementes podem ser trituradas no liquidificador ou no multiprocessador. A dose diária recomendada é de uma a duas colheres de sopa por dia, misturada em iogurtes, sucos ou batida no liquidificador junto com frutas e leite. Outra dica é comer como se fosse farinha junto à comida, ou o óleo utilizado assim como o azeite. Isso vai do paladar de cada um.
Os benefícios do consumo desta semente são diversos. É rica em fibras, o que auxilia no bom funcionamentodo intestino e consequentemente evita doenças associadas, como hemorroidas e câncer de colon por exemplo. Também contem proteínas, minerais e vitaminas. Para melhorar é a fonte mais rica de Ômega 3 e Ômega 6 da natureza! Esses nutrientes desempenham várias funções importantes no nosso organismo, como reguladores das alergias, das reações inflamatórias (gastrite, artrite, colite...) e na prevenção de doenças cardíacas, já que atuam na diminuição do colesterol ruim do sangue.
A linhaça também possui em sua composição a vitamina E, que tem ação antioxidante e propicia a redução do ritmo de envelhecimento celular. Isso afasta o envelhecimento precoce, as doenças degenerativas e também dá saúde às unhas, cabelo e pele. Para fechar com "chave de ouro", a linhaça ainda ajuda a emagrecer, uma vez que diminui a sensação de fome, a retenção de líquidos e pode acelerar o metabolismo.
Para as mulheres, mais uma vantagem, a presença das lignanas, uma substância estruturalmente semelhante ao estrógeno, o hormônio feminino. Desta forma, o consumo diário da linhaça auxília na redução dos sintomas da menopausa, já que funciona como um repositor hormonal natural e previne cânceres dependentes de estrógenos por seu efeito antitumoral comprovado. Isso faz da linhaça uma das seis plantas reconhecidas por possuir propriedades anticancerígenas pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos.
Antes de iniciar o tratamento preste atenção em alguns cuidados no armazenamento dos grãos em casa. Assim como todos os grãos, a linhaça também é vulnerável ao ataque de fungos. Esses fungos podem gerar substancias químicas, as micotoxinas, que serão ingeridas diretamente ou contaminarão os subprodutos desses grãos. Se ingeridas em grandes quantidades são extremamente tóxicas e cancerígenas. porém em humanos, o mais comum são efeitos a longo prazo, através da ingestão de pequenas quantidades ao longo de muitos anos. Portanto, para evitá-los armazene sua semente ou farelo em um recipiente bem fechado, ao abrigo da luz e em um local fresco e seco. Pode também ser colocado na geladeira em potinhos fechados.
                                                                                                               
Fonte: Dra. Marjorie de Sá

                                                
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário